Blog
A relação entre graduação e empregabilidade
Você sabe qual a relação entre graduação e empregabilidade? A faculdade contribui muito para o desenvolvimento de um profissional. Sendo assim, é preciso escolher uma boa instituição, pois ela dará ao estudante o conhecimento necessário para que ele consiga exercer a sua função. Quanto maior a qualidade do ensino, mais qualificado estará o aluno.
No entanto, o esforço para se tornar um grande profissional vem do próprio aluno. A graduação apenas dará os instrumentos necessários para desenvolver o potencial daquele estudante. Ao longo deste texto, você entenderá um pouco melhor a relação entre graduação e empregabilidade.
Deseja conhecer todos os passos para estudar ou arrumar um emprego no Reino Unido? Que tal contatar a nossa assessoria, através do link do WhatsApp e conversar com uma equipe que pode ajudá-lo? Aproveite!
Relação entre graduação e empregabilidade
Conceito de empregabilidade
Basicamente, empregabilidade é um conceito que se refere à capacidade de arranjar e se manter em um emprego. De um modo simples, esse termo está relacionado à capacitação profissional e as exigências do mercado de trabalho.
Em outras palavras, quanto mais uma pessoa se aproximar do perfil que as empresas procuram, maior a chance dela conseguir uma vaga de emprego. É essencial deixar claro que isso vale para qualquer área de formação.
Como a tecnologia não para de avançar, muitos empregos desapareceram ou passaram a funcionar de outra forma. Por conta disso, ninguém mais terá um emprego para toda a vida, porém, terá que se adaptar para estar sempre empregável. Desse modo, o profissional deve sempre desenvolver suas habilidades e administrar sua carreira da melhor forma possível.
Devido a competividade estar cada vez maior, para se manter no mercado de trabalho, o profissional deve aprender ou aprimorar alguns pontos muito importantes:
- Ser flexível;
- Ser autoconfiante;
- Focar no cliente e na visão de negócio;
- Ser empático com as pessoas;
- Ter boa comunicação interpessoal;
- Ser um bom líder;
- Ser competitivo e determinado;
- Ser proativo.
Importância da relação entre carreira e empregabilidade
Embora o planeta esteja em recessão econômica, as empresas estão sempre em busca dos melhores profissionais. A razão para isso é bem simples: é preciso ter pessoas preparadas e qualificadas para exercerem vários tipos de funções.
Quanto mais versátil e qualificado for o profissional, maior a chance dele conseguir um emprego. Como as vagas de emprego estão muito exigentes, apenas os melhores profissionais conseguirão se manter no mercado de trabalho.
Dessa forma, fazer uma graduação melhora as chances de um profissional conseguir uma vaga em sua área. Ao fazer uma faculdade, o estudante recebe conhecimentos técnicos e científicos para que possa se desenvolver como profissional e como pessoa. Sendo assim, ele terá mais chances de ascender em uma carreira sólida.
Confira também: Qual a diferença entre “barrister” e “solicitor”.
Contribuição para a carreira
Algumas instituições de ensino oferecem atividades extracurriculares sobre o mercado de trabalho. Além disso, elas também preparam eventos sobre esse assunto e oferecem várias orientações sobre o mundo corporativo.
Existem faculdades que possuem plataformas específicas sobre esse tipo de assunto. Essas plataformas ensinam sobre processos seletivos, entrevistas para estágios, transmitem eventos online sobre o mercado de trabalho, entre outras coisas.
Há faculdades que oferecem oportunidades de emprego e estágio para que seus alunos obtenham experiência. Além disso, existem instituições que incentivam o estudante com espírito empreendedor, pois possuem projetos e cursos que abordam esse tema.
Trabalho voluntário
Enquanto isso, outras faculdades oferecem programas de estágios e monitorias voluntárias. Isso permite que o aluno execute a sua função e ainda coloque uma experiência comprovada em seu currículo.
O grande problema dos trabalhos voluntários é que eles exigem que a pessoa tenha uma boa condição financeira. Como esses trabalhos não pagam salário, o estudante precisa ter uma boa fonte de renda para se sustentar.
Contudo, se ele puder se inscrever em um programa desse tipo, ele deve fazê-lo, pois acrescentará muito ao ensino teórico das salas de aula. Aprender a própria função na prática é sempre muito agregador.
Vale lembrar que existem algumas áreas que exigem horas de estágio no currículo. Como ser contratado está cada vez mais complicado, inclusive para os estagiários, talvez valha a pena fazer um esforço e se inscrever em um programa desse tipo.
Tags: