fbpx

Blog

Saiba como funciona a ajuda de custo do governo para estudantes

É o sonho de muitos estudar no Reino Unido e conseguir arcar com o custo de vida do país. No entanto, se trata de um sonho que pode se tornar realidade, existindo de fato uma ajuda de custo para estudantes na Inglaterra.
Essa ajuda é o “student loan” para estudantes nacionais, da Europa e para brasileiros que vivem na região. Através dele, é possível arcar com o custo de vida no Reino Unido e estudar corretamente nas universidades da Inglaterra.
E a melhor parte: você só paga o empréstimo quando tiver uma condição financeira mais confortável.
Você também tem o sonho de estudar na Inglaterra? Além de conferir o conteúdo do nosso artigo, que tal entrar em contato  com a nossa assessoria através do link do WhatsApp? Nós podemos ajudá-lo a realizar o seu sonho!

O que é a ajuda de custo para estudantes na Inglaterra?


“É importante para os países do Reino Unido que o estudante possa estar em uma universidade de maneira estável. O financiamento estudantil do Reino Unido permite isso!”
Os “Maintenance Loans”, ou Empréstimos de Manutenção, são uma forma de empréstimo para estudantes fornecido pelo governo. Sua função é cobrir os principais gastos com custo de vida durante a universidade: aluguel, alimentação, etc.
É diferente do Empréstimo de Taxa de Ensino (o “Tuition Fee Loan”), apesar de passar pelo mesmo processo e ser possível fazer o reembolso conjunto. E você só começa a pagá-lo após concluir o curso e estar ganhando acima do limite de reembolso!
 

Como ocorre esse financiamento estudantil no Reino Unido?

Afinal, como é feita a ajuda de custo para estudantes na Inglaterra? O Empréstimo de Manutenção é pago diretamente na conta bancária do aluno, diferente do Empréstimo de Taxa de Ensino (pago à faculdade!)
Esse empréstimo ocorre em três prestações de valores quase iguais ao longo do ano, com a primeira ocorrendo no início do semestre. A única diferença é na Escócia, onde o empréstimo é feito mensalmente.
Por isso, é necessário atenção redobrada na hora de gerir custos!
Obs: no último ano da universidade, a terceira prestação é bem menor em relação aos anos anteriores. Afinal, você já está na última etapa estudantil.

Quais são os pré-requisitos para o Empréstimo de Manutenção?


Para ter direito a essa ajuda de custo, é importante atender a alguns requisitos importantes. Não se preocupe, não é algo tão complicado, como verá a seguir!

1- Universidade/Faculdade e seu curso devem ser reconhecidos

Sua universidade ou faculdade deve ser reconhecida e listada para o empréstimo, assim como seu curso deve estar incluso na lista de qualificados do governo. Calma, isso não é tão difícil!
Na verdade, a maioria das universidades e faculdades, assim como maior parte dos cursos de graduação, são reconhecidas para financiamento. Contudo, há critérios específicos para quem estuda em tempo parcial.
 

2- Se você ainda não teve um curso

Para receber esse Empréstimo, você deve estar se matriculando pela primeira vez num curso de ensino superior. Contudo, há situações específicas:

  1. Se você já iniciou o curso, mas teve de desistir, ainda pode ser elegível para receber financiamento estudantil do Reino Unido.
  2. Se você se matricular novamente na mesma instituição de ensino, ainda pode ser elegível.

Por que isso acontece? Porque a regra do empréstimo e o financiamento ocorre pelo número de anos do curso que você está se inscrevendo + 1 ano extra. Assim, ao entrar novamente num curso separado, basta subtrair os anos já aproveitados.
A única exceção é a desistência por motivos pessoais convincentes. Além disso, há situações específicas onde você continua elegível para financiamento mesmo após concluir um curso superior!
 

3- A sua idade

Se trata de um detalhe, mas a única restrição de idade para financiamento em universidades da Inglaterra é quando você tem 60 anos ou mais. No entanto, se estudar em tempo integral, mesmo alguém acima de 60 anos pode obter o financiamento.
 

4- Sua nacionalidade ou status de residência

Em regra padrão, para ser elegível ao financiamento de custo de vida, você deve ser:

  • Cidadão do Reino Unido (ou com “status de residente permanente”);
  • Viver no Reino Unido, Ilhas do Canal ou Ilha de Man;
  • E viver por três anos antes do curso.

Cidadãos europeus também costumam se qualificar, contanto que tenham vivido no Reino Unido por 3 anos (ou 5 na Inglaterra) por motivos além dos estudos. Contudo, a melhor opção é você consultar os critérios junto ao seu órgão de financiamento.
 

Quanto se ganha do Empréstimo?


Para saber o seu ganho de Empréstimo, é importante atentar para três fatores:

  • De onde você é no Reino Unido: há diferentes órgãos de financiamento nos países do Reino Unido. Normalmente, você se inscreve no órgão do seu país ou onde estudará (no caso de estudante da União Europeia);
  • Se vai residir em casa ou não: com exceção da Escócia, há mais financiamento para estudantes que vão morar fora de casa durante a vida universitária. Se for fora de casa e em Londres, há ainda mais financiamento;
  • Sua renda familiar: dependendo do quanto sua família ganha, é possível receber financiamentos mais ou menos generosos.

Obs: o Empréstimo de Manutenção é fornecido pelo órgão de onde você mora, não de onde estudará!

E qual é a média de ganho?

A média de ganho é de 6.859 libras esterlinas/ano, o que convertido seriam R$ 49.892/ano. O valor varia conforme os três fatores!
 

Como pedir pelo Empréstimo para universidades da Inglaterra e outros países do Reino Unido?

Para fazer parte dos beneficiados, você pode se inscrever de maneira online ou pelos correios (na Escócia, apenas online) e deve enviar na inscrição:

  • Um e-mail de contato;
  • Dados da conta bancária em seu nome;
  • Nome da universidade/faculdade e detalhes do curso;
  • Documentos de passaporte;
  • Informações de renda familiar;
  • Documento de identificação.

E como se candidatar à ajuda de custo para estudantes na Inglaterra? Através do órgão da Inglaterra, da Irlanda do Norte, da Escócia ou do País de Gales. Enviando seus dados para esses portais, você garante seu custo de vida no Reino Unido!
 
Se você tem um sonho de fazer uma graduação no Reino Unido, entre em contato com a EUNetwork, uma empresa especializada neste processo de ingresso em uma faculdade. Basta clicar no link a seguir e falar pelo WhatsApp: Falar com EUNetwork

Tags:

Recomendado por nós

Empresas e serviços