Blog
Antifrágil: Uma nova habilidade para se dar bem no exterior!
Antifrágil é um conceito da área de gestão de treinamentos, trazido pelo autor Nassim Nicholas Taleb em seu livro “Antifrágil – Coisas que beneficiam da desordem”, e que vai além do comportamento resiliente, ou seja, aquele que absorve um impacto e resiste. Um indivíduo dito “antifrágil” passa pelas adversidades sendo capaz de se motivar levando consigo os aprendizados e evoluindo com a situação.
O que é o conceito de “antifrágil”?
O conceito antifrágil é de autoria do autor líbano-americano Nassim Nicholas Taleb, que além de ter sido renomado professor na Universidade de Nova York, é um grande investidor e “guru” do mercado financeiro que, como se sabe, é um dos ambientes de negócios mais voláteis e incertos que existem.
A antifragilidade vai além da atitude ou reação perante um problema. Ser antifrágil é olhar para uma situação adversa com aceitação e a partir disso tirar aprendizados. Neste caso aceitar não significa permanecer resignado ao problema, mas entender o contexto em torno de um imprevisto, aprender e evoluir.
Imagine a seguinte situação: você se depara com uma adversidade em sua vida na Inglaterra. Algo fugiu do seu controle, você não conseguiu se expressar de forma adequada, talvez por causa de dificuldades na língua e as coisas tomam um rumo diferente do esperado em seu ambiente de trabalho. Seu chefe muda sua posição hierárquica na empresa e atribui a você diferentes tarefas que não correspondem ao seu cargo. Nesta situação hipotética, ser antifrágil, significa em um primeiro momento aceitar o que aconteceu sem ser reativo a situação. Significa sair de cena por alguns instantes e olhar de fora, de outra perspectiva, o que aconteceu. Encarar de frente e assumir os riscos, aprendendo e analisando as falhas para não as repetir. Não significa deixar de colocar seu ponto de vista de forma mais clara, mas sim deixar de ser uma pessoa reativa e impulsiva, para poder estar em condições de tomar melhores decisões para arbitrar a situação.
Se antifrágil, portanto, significa se colocar em posição proativa e consciente frente aos fatos. É aceitar que a vida, o trabalho e os negócios sempre apresentam fatos novos e inesperados que não estão sob nosso controle.
Viver no exterior trás a oportunidade de se tornar uma pessoa de destaque! Aceitar as situações sem julgamentos, buscando compreender e analisando os imprevistos é a chave para evolução e sucesso na vida no exterior. Assumir riscos faz parte do cotidiano de todo o expatriado. Lidar com imprevistos e aceitar de forma a aprender com as dificuldades, torna a pessoa menos reativa, mais racional e mais apto a tomar boas decisões em momentos importantes.
Ser um imigrante antifrágil significa passar por um processo de evolução constante frente as adversidades do dia-a-dia. Significa absorver e assimilar os aprendizados que surgem na vida no exterior, frente aos impactos culturais, de sociabilização, sobre o domínio das emoções, novo idioma, e muito mais. Ser resiliente e voltar à posição “normal” sem alterações não é mais suficiente – em situações de pressão, é preciso nos permitir enxergar a vida com outros olhos!
Tags:
#imigrante #se dar bem no exterior #vida na Inglaterra