fbpx

Blog

Castelos e Palácios da Inglaterra

Fala galera, como prometido estou aqui de volta com uma lista dos castelos e palácios mais queridinhos da Inglaterra para você conhecer.
Como não é novidade para ninguém os castelos têm um papel muito importante na história militar, econômica e social da Inglaterra. O castelo mais antigo que temos conhecimento é o Berkhamsted Castle datado de 1067. Ele ficava ali quase as margens de Londres pertinho de St. Albans e do aeroporto de Luton, mas infelizmente hoje somente as ruínas do castelo estão de pé. Entretanto isso não significa que você não pode ir visitar, a entrada nas ruínas é gratuita.
Mas hoje vamos falar de castelos medievais e palácios da Inglaterra que estão intactos ou quase, e você pode visitar quase todos os cantinhos deles.

1.Hever Castle


Se você assim como eu é fã de história, já deve ter ouvido falar em Ana Bolena, ela mesma, segunda esposa do rei Henrique VIII e mãe da Rainha Elizabeth I. Pois bem, o Hever Castle era o castelo da família Bolena, construído no século 17 por volta de 1270, foi construído como um típico castelo medieval, foi lá que Ana Bolena viveu durante sua infância.
Pelos corredores do castelo você poderá encontrar pinturas, mobiliário tapeçarias e outros itens em ótimo estado de conservação. Lá você ainda poderá ver uma importante coleção de pinturas da era Tudor (1485 a 1603), além de dois livros de orações que foram usados e assinados pela própria Ana Bolena. No início do século 20 o castelo foi restaurado, e aberto ao público, junto com seu majestoso jardim que conta inclusive com dois labirintos que você pode visitar.
Você pode chegar lá de trem ou de carro, o trajeto custa em média £ 13,00 (Trainline) saindo de London Bridge com destino a Hever. Vale lembrar que chegando na estação é preciso caminhar cerca de 20 minutos para chegar no castelo. O ticket para entrada no castelo e nos jardins custa £ 16,75 para adultos e pode ser comprado diretamente no site do castelo.

2.Dover Castle


Um dos castelos mais icônicos da Inglaterra, conhecida como a “chave da Inglaterra”, considerado como uma verdadeira fortaleza, foi por nove séculos a porta de entrada do mundo para Inglaterra. Localizado na cidade de Dover, litoral da Inglaterra, a localização estratégica do castelo simbolizava também o ponto mais perto entre a Inglaterra e o continente. O Castelo de Dover tem uma história longa e imensamente agitada.
Henrique II começou sua construção nos anos 1180 e, desde então, seus prédios e defesas foram adaptados para atender às demandas de defesa da terra, armazenamento de armas e estratégias de guerras.
Hoje o castelo é aberto para visitação diariamente das 10h às 18h e custa em média £ 21,00. Os tickets podem ser comprados diretamente no site. Você pode chegar lá de carro em cerca de 2hs, ou pegar um bus por apenas £21 ou mesmo um trem por cerca £43 ida e volta.
No castelo é possível visitar os principais salões e a mais importante torre de proteção do castelo. Assim como as instalações do hospital de guerra instalado por lá durante a segunda grande guerra mundial.
É possível visitar também as salas de guerra utilizadas durante a operação Dynamo, que resgatou soldados ingleses da costa francesa em maio de 1940. Com certeza o castelo conta em detalhes a grande história construída pela Inglaterra.

3.Windsor Castle


O Castelo de Windsor ainda hoje é uma das residências oficiais da família real britânica. Localizado em Windsor, no condado inglês de Berkshire.  O castelo é datado do século 11 após, sua construção se deu logo após a invasão da Normandia a Inglaterra por William, o Conquistador. Foi criado com o intuito de proteger o domínio normando nos arredores de Londres e supervisionar uma parte importante e estratégica do rio Tamisa.
Desde a época de Henrique I, ele foi usado pelo monarca reinante e é o palácio mais ocupado da Europa. No início do século XIII, Henrique III construiu um luxuoso palácio real dentro do castelo. E mais tarde Eduardo III que nasceu por lá, foi além, e reconstruiu o palácio para criar um conjunto ainda maior de edifícios no que se tornaria “o projeto de construção secular mais caro de toda a Idade Média na Inglaterra “.
O design central de Eduardo III durou pelo o período Tudor, durante o qual Henrique VIII e Elizabeth I fizeram uso constante do castelo como uma corte real e centro de entretenimento diplomático.
O Castelo de Windsor foi usado como refúgio pela família real durante as campanhas de bombardeio da Luftwaffe da Segunda Guerra Mundial e sobreviveu a um incêndio em 1992.
Hoje o castelo é a casa preferida de Elizabeth II nos finais de semana,  e claro que você pode visitá-lo e ver de perto um dos castelos mais luxuosos ainda em uso da Europa. Você poderá visitar os grandes salões e salas de estado assim como alguns dos aposentos reais, você pode até ter a sorte de visitar o castelo quando a Rainha estiver por lá.
Fique de olho na bandeira hasteada no topo da torre, se for a bandeira da monarquia significa que a rainha está em casa. Já se for a bandeira do reino unido significa que ela esta em uma de suas outras residências.
O trajeto até lá de carro pode levar cerca de 1h30, trem e ônibus também estão disponíveis para chegar ao castelo, a viagem leva em média 50 min de trem e 1h15 de bus, e os tickets variam entre 16 e 25 libras.
O ingresso para entrada no castelo, pode ser comprado no site do Royal Collection Trust custa £22.50. Vale lembrar que durante a presença da rainha no castelo algumas salas são fechadas para visitação, e por isso o ingresso passa a ter um desconto. No ato da compra do ticket você pode solicitar o ticket anual sem nenhum custo e visitar o castelo quantas vezes quiser dentro do período de um ano.

4.Warwick Castle


Warwick Castle é um dos castelos medievais mais antigos da Europa. Ele foi criado a partir de um antigo forte em estilo motte-e-bailey (Motte e Bailey foi o antecessor do castelo de pedra medieval. O Motte era um monte de terra artificial no qual uma torre normanda, era construída, cercado por uma vala e um pátio, contendo outros edifícios e essa área era chamada Bailey.) de madeira, originalmente construído por William, o Conquistador, em 1068.

O castelo original foi reconstruído em pedra durante o século XII, durante a Guerra dos Cem Anos entre a Inglaterra e a França. A fachada em frente à cidade foi fortificada, resultando em um dos exemplos mais reconhecíveis da arquitetura militar do século XIV. O castelo foi usado como uma fortaleza até o início do século XVII, quando foi concedida a Sir Fulke Greville por James I em 1604.
Greville a converteu em uma casa de campo para uso exclusivo de sua família, Greville se tornou Earls of Warwick em 1759. Em 1978, o castelo foi comprado pelo grupo Tussauds, que hoje gerencia o castelo e as atividades promovidas por eles.
Na visita ao castelo é possível conhecer os salões medievais e as salas de estado e as majestosas salas de banquetes, e festas. O castelo de Warwick realiza diversas atividades durante o ano, como batalhas medievais, teatros. E durante o período de Halloween conta com atividades em um castelo mal-assombrado.
O preço dos tickets começa em £21 variando de acordo com as atividades, o trajeto até lá de carro leva em média 2hs, assim como de trem, os tickets de trem custam a partir de £32.

5.Hampton Court


Hampton Court ou Palácio Tudor como ficou conhecido por muitos séculos pertencia ao cardeal Thomas Wolsey, lorde chanceler de Henrique VIII. Este iniciou a transformação do Hampton Court Palace de uma casa de campo comum em um palácio magnífico. Wolsey queria criar um grande edifício onde pudesse hospedar não apenas o rei e a corte real, mas também monarcas de toda a Europa.
Investindo enormes somas de dinheiro, ele criou um palácio adequado para o rei. Wolsey teve tanto sucesso em seu trabalho que Henry se apaixonou pelo lugar e acabou assumindo Hampton Court para si mesmo.
Na década de 1530, o Hampton Court de Henrique VIII era um palácio, um hotel, um teatro e um vasto complexo de lazer. O rei o usava para demonstrar magnificência e poder de todas as formas possíveis, através de banquetes luxuosos, vida extravagante na corte e arte fabulosamente cara.
Além dos apartamentos privados e estaduais de Henry, onde ele dormia, comia e relaxava, e dos apartamentos privados da rainha, o palácio continha acomodações para cortesãos. Somente no primeiro bloco do complexo havia mais de 30 suítes de acomodações usadas para os visitantes da corte.
Durante a Commonwealth (1649-60), Cromwell salvou o palácio da destruição, tornando-o seu lar. Apesar de seus ideais puritanos, ele apreciava as belas artes, particularmente as tapeçarias e gostava de viver como um rei aqui.
Desde então muitos acontecimentos importantes aconteceram dentro dos muros de Hampton Court. Em 1838, a rainha Victoria ordenou que os portões do Hampton Court Palace fossem “abertos a todos os seus súditos” como um ato inicial de generosidade.
Os visitantes se reuniam para apreciar a deslumbrante arquitetura do palácio, se perder pelos labirintos e relaxar nos belos jardins. O Hampton Court Palace era uma das poucas atrações abertas aos domingos, o único dia em que os trabalhadores tinham para visitarem.
Hoje o Hampton Court é aberto ao público, e é considerado um dos mais bem cuidados palácios para visitação da Inglaterra, ele funciona de Segunda a Domingo das 10h as 18hs. E o preço do ingresso para adultos é de £21 e £10,70 para crianças. Os tickets podem ser comprados pelo website do próprio palácio.
O Hampton Court se encontra dentro do atual perímetro urbano de Londres, então para chegar lá é bem facinho. Você pode pegar um trem direto da estação de Vauxhall até lá, vai te custar cerca de £6 ida e volta, e você chegará em cerca de 50 minutos.

6.Tower of London


Torre de Londres ou como era conhecida “A torre do terror”. A Torre de Londres é um dos mais icônicos castelos/fortalezas histórico localizado na margem norte do rio Tamisa, no centro de Londres. Foi fundada no final de 1066 como parte da conquista normanda da Inglaterra.
Em 1078 passou a ser símbolo de opressão sendo usado em quase sua totalidade como prisão de 1100 até 1952. Embora esse não fosse seu objetivo principal, no início de sua história, serviu como residência real.
Por mais de 900 anos a Torre de Londres foi sinônimo de terror e poder. Era lá onde todos aqueles que ofendiam ou desobedeciam ao monarca ou as ordens da coroa eram presos. A maioria dos presos viveu em péssimas condições, muitas vezes sendo torturados, quase nenhum preso saiu com vida de lá.
Foram muitos os personagens de grande relevância que tiveram o azar de sofrer seus últimos dias dentro da Torre de Londres. Entre eles, se incluem reis derrocados, aristocratas e clérigos acusados de traição.  Alguns dos personagens mais conhecidos entre os que executados na Torre foram a rainha consorte Ana Bolena, a rainha Jane Grey, o barão William Hastings e o pensador e escritor Thomas More.
Visitar o interior da torre é reviver a época medieval de forma imersiva, muitos prédios e artefatos originais podem ser vistos, é lá também que você pode visitar a coleção das Joias da Coroa (Crown Jewels): Composta por coroas, espadas e cetros de incalculável valor tanto material como histórico e religioso. Outra coisa muito legal é ver os famosos corvos, eles são os residentes mais famosos e antigos da Torre de Londres. Segundo a lenda, se os corvos desaparecessem a torre cairia e, com ela, o reino.
Com o fim de evitar tal catástrofe, um dos guardas que protegem a torre, conhecido como Ravenmaster (Mestre dos Corvos), cuida dos corvos e corta os extremos de uma das asas para evitar que eles escapem. Seguindo a tradição até os dias de hoje. O Palácio Medieval e a Capela de São Pedro que foi construída em 1520, a capela da torre é o lugar onde se conservam os restos dos prisioneiros mais famosos que foram executados na torre. E você também pode visitar.
Você pode chegar ate lá de metro descendo na estação de Tower Hill. Os tickets podem ser comprados com antecedência pelo website ou nos guichês do lado de fora da torre. O preço médio é de £25, a torre abre todos os dias, os horários podem variar de acordo com o período do ano. Ao entrar você pode escolher entre fazer um tour sozinho no seu tempo, ou acompanhar um dos tours guiados pelos famosos residentes conhecidos como Yeoman Warder que são os guardiões da torre.
Essa é a minha lista de castelos imperdíveis pertinho de Londres para você conhecer. E aí você já visitou algum desses castelos? Ou se eu deixei o seu favorito de fora da lista conta pra gente aqui nos comentários. E claro que se for fazer uma visita em um desses lugares, compartilhe com a gente sua experiência!
 
Por: Camila Camaño
Siga no Instagram: @caicaraspelomundo
Imagens Camila Camaño e Google

Tags:

#Castelos da Inglaterra #Castelos e Palácios na Inglaterra
Recomendado por nós

Empresas e serviços