fbpx

Blog

Como conseguir um trabalho em Londres

Conseguir um bom trabalho em Londres, aparentemente pode parecer uma tarefa impossível, mas não é! Porém, você vai precisar se dedicar e se preparar para conseguir se posicionar no mercado de trabalho em Londres.
Cheguei por aqui há sete anos, e trabalhar em um subemprego não fazia parte dos meus planos, porém, no inicio, eu trabalhei em um restaurante como garçonete e em uma loja de varejo (dobrando roupa). Por conta da minha ousadia e determinação, eu logo consegui meu primeiro emprego em um escritório, (depois de 5 meses da minha chegada) trabalhando na área administrativa. Eu não era bem remunerada nesse emprego, mas fazia parte da minha estratégia de ir construindo minha carreira pouco a pouco.
Durante esses anos eu já participei de vários processos seletivos e com cada um deles fui me aperfeiçoando e aprendendo a como me sair bem em uma entrevista de emprego. Hoje trabalho em uma multinacional e acreditem, um recrutador me achou!
Vou dividir aqui com vocês minhas experiências e passar algumas dicas com o intuito de poder contribuir para quem chegou agora em Londres e veio disposto a conseguir se destacar como um bom profissional aqui, ou para quem já tá aqui há algum tempo mas deseja da uma guinada na carreira profissional.
A concorrência aqui é grande, você irá disputar um vaga com Britânicos, Europeus, e umas outras tantas nacionalidades. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é aprender a falar inglês. Pode até parecer óbvio, mas acreditem, existem muitos brasileiros que moram aqui há anos e por escolha própria preferem se relacionar apenas com outros brasileiros. Essas pessoas fazem de Londres um “Little Brazil”, e dentro desse cenário não há como aprender a língua, ou aprendem aquele inglês básico para se virar no dia a dia.

CURRíCULO

Como em qualquer lugar do mundo, preparar um bom currículo é o ponto de partida para a jornada em busca de um bom emprego. Preparar um bom currículo em outra língua torna a tarefa ainda mais difícil. Peça ajuda a um amigo que fale a língua com fluência ou se já tiver um amigo nativo melhor ainda. Fique atento que existem expressões e palavras que são utilizadas nos Estados Unidos mas não no Reino Unido, assim como ortografia também. Tente fazer seu currículo com duas páginas apenas e busque por um formato de currículo que melhor se adapta ao seu contexto profissional.
Tenha em mente que na fase inicial o recrutador lê brevemente os currículos tentando identificar palavras-chave da experiência que procura, e é por isso que eu sugiro a você escrever algo atrativo, para que no primeiro momento em que ele olhar possa despertar um interesse em querer saber mais sobre você e suas experiências.
Descreva algum projeto que você participou, alguma ideia que você conseguiu implantar na empresa, se você conseguiu reduzir custos de um determinado setor, se foi destaque em vendas, enfim, resultados de sucesso que conseguiu alcançar.
Aqui na Inglaterra se usa muita uma carta de apresentação, que chamamos de “Cover Letter”. Nessa carta, evite ser prolixo, use dois parágrafos para descrever  seus objetivos, o que está buscando, e suas experiências. Essa carta deve ser enviada junto com o currículo para uma vaga de emprego. Eu particularmente nunca usei uma.

VAGAS DE EMPREGO

Uma vez que seu CV estiver concluído chegou a hora de começar as buscas. Registre seu currículo online nos websites de procura de emprego. Existem muitas opções, porém, vou listar apenas os que mais usei.
www.reed.co.uk
www.cv-library.co.uk
www.momster.co.uk
www.indeed.co.uk –  (é um site de busca)
www.totaljob.co.uk
www.linkedin.com  – Seja ativo no linkedin, existem muitos “headhunters” de olho, compartilhe artigos interessante e se conecte com pessoas na área que voce deseja atuar. Se PROMOVA!
Crie uma conta e cadastre seu currículo nesses websites, não esqueça de clicar na opção “CV VISABILITY” assim você deixará seu CV visível para os recrutadores, independente de você enviar ou não para uma vaga. Foi assim que me acharam e me chamaram para uma entrevista de emprego, meu atual trabalho.
Existe um website  – www.glassdoor.co.uk , esse website funciona como recrutamento e também como “Review” da empresa, onde os próprios funcionários deixam comentários relatando os prós e contras de trabalhar em tal empresa. No anonimato, claro! Você também vai poder ler sobre como o processo seletivo acontece, tal como salários e benefícios para cada departamento.
Uma outra opção é se cadastrar nas agencias de emprego, que você pode pesquisar o nome de algumas na internet.

ENTREVISTA

E então você foi chamado para uma entrevista! Parabéns, agora é hora de se preparar, pois essa será sua grande chance de impressionar o entrevistador. O recrutador irá te enviar um “Job Spec” nada mais é que a especificação da vaga ofertada e o perfil da pessoa que eles estão procurando para ocupar a vaga.
O processo seletivo normalmente acontece em duas ou três etapas. Existe uma pré entrevista ao telefone com a agência de recrutamento, se você se sair bem ele vai então encaminhar o seu CV para a empresa que estar recrutando.
Geralmente as empresas fazem o processo seletivo em duas etapas, sendo a primeira com a pessoa do RH e a segunda com a pessoa que será seu futuro chefe. Dependendo do cargo que você está buscando pode ainda ter uma outra entrevista com o CEO da empresa. Pode acontecer deles pedirem para que você faça uma apresentação no power point com um tema sugerido por eles. Mas não se assuste, o recrutador irá deixar você informado do que você precisa.

DICAS PARA SE SAIR BEM NA ENTREVISTA

  • Acesse o site da empresa que você foi chamado e se informe sobre a história, se tem filiais, quais produtos/serviços… enfim, busque conhecer um pouco mais sobre essa empresa, é uma forma de mostrar interesse.
  • Vá no Linkedin e tente descobrir mais sobre o perfil do entrevistador. O nome do entrevistador geralmente está escrito no e-mail de convocação para entrevista.
  • Leia e releia seu currículo de ponta cabeça. Esteja atento as datas.
  • No final da entrevista, vão perguntar se você tem alguma pergunta a fazer a eles, se prepare para fazer no mínimo duas perguntas.
  • Faça uma lista de palavras chaves, e tente usá-las durante a entrevista.
  • Pontualidade. Chegar com antecedência de dez minutos é fundamental.
  • Aperto de mão com segurança, sempre olhando nos olhos.
  • Fale das suas experiências com entusiasmo e vibração, nós Brasileiros temos essa vantagem em saber nos expressar, e isso ajuda muito.
  • Seja autêntico.
  • Se prepare para citar exemplos ou situação que você já vivenciou na sua carreira (muito comum em entrevistas).
  • Não minta em seu Currículo. Se não domina o excel, então não coloque que tem nível avançado. Você poderá ser testado.
  • Se ainda não se sente seguro na língua inglesa, procure falar devagar e tente pronunciar as palavras corretamente, hoje temos a internet a nosso favor, use e abuse. Ensaiar em frente ao espelho sempre ajuda!

Lembrando que todas essas dicas é para quem vive aqui legalizado. Porque a primeiríssima coisas que eles vão perguntar é se você pode trabalhar aqui, e certamente vão pedir que você apresente seu passaporte ou visto.
Não existe resposta ou dica certeira para achar um bom emprego, ser imigrante não é uma tarefa fácil e se destacar no mercado de trabalho em outro país requer muita determinação, atitude e ousadia. Minhas dicas foram apenas, aquele empurrão final que você estava precisando pra sair da zona de conforto e fazer acontecer. Acredite que você pode e daí então tudo começa a fluir a contento.
Boa Sorte!
______________________________________________________________________
Que se candidatar para uma vaga de emprego em Londres? Clica no link.
 

Tags:

#como conseguir um trabalho em londres #empregos em londres #trabalho em londres
Recomendado por nós

Empresas e serviços