Blog
Escolas na Inglaterra: Curiosidades
No último texto da série escolas na Inglaterra falarei sobre algumas curiosidades particulares dos ingleses.
Incentivo à Leitura
Que ler é um dos hábitos mais saudáveis intelectualmente que um ser humano pode ter, nós já sabemos! E é por esse caminho que as escolas na Inglaterra, seguem fortemente.
No início, quando cheguei me assustei com a quantidade de livros que vinham dentro das book bags dos meus filhos. Toda semana no mínimo 5 livros para serem lidos diariamente.
Juntamente com os livros, existe o reading book, um caderninho específico, onde é preciso anotar a data e o nome do livro lido naquele determinado dia, junto com a criança.
A assinatura do responsável deve estar ao lado.
E, para incentivar a criança, uma cobrinha em desenho vem junto, para que seja colorida em partes pela própria criança em referência a cada livro lido.
Quando essa cobrinha fica toda colorida, o aluno recebe um certificado de leitura, de modo que ele fica incentivado a receber cada vez mais certificados!
E em seguida, outra cobrinha é colocada para que tudo comece novamente…
Existem ainda os desafios de leitura propostos mesmo quando estamos no half term. Ou seja: a criança sai de férias, mas a leitura não!
Dessa maneira, reforçam que livros são bem vindos em qualquer época de nossas vidas! Quinzenalmente acontece o Stay and Read dentro de sala de aula.
É o dia previamente estipulado pela escola, onde pais e/ou responsáveis são convidados a terem ali, junto das crianças um momento de leitura divertida e aconchegante!
Sem dúvida nenhuma, ensinar as crianças (futuro do mundo), a terem a consciência que uma boa leitura pode levá-los a qualquer lugar onde queiram chegar, é o ato mais inteligente que escola e os pais podem fazer por seus filhos.
Almoço na escola? Tem sim senhor!
Diferentemente das escolas no Brasil ( com exceção de quem estuda em períodos integrais), as crianças almoçam durante o turno do dia de aula.
A alimentação dentro das instituições na Inglaterra, é algo muito bem apresentado. Normalmente, os pais recebem um cardápio antecipado, com a comida semanal listada.
Dentre as opções ( uma pra cada dia da semana e três tipos diferentes), aparecem massas, carnes brancas, vermelhas, saladas e opções veganas.
São oferecidos diariamente também, frutas, yogurts, queijos e pães.
O controle é tão rigoroso, de forma que, algumas escolas inclusive, não aceitam comemorar aniversários das crianças com bolos e/ou doces que os pais possam levar, para que não tenham problemas com um ou outro aluno que possa vir a ter algum tipo de alergia alimentar ( ex.: intolerância a lactose, glúten e afins ).
No meio da manhã e no meio da tarde, são oferecidos frutas, biscoitos, chás e sucos como lanchinho.
Em dias de school trip ( as famosas excursões ), os pais são avisados anteriormente, para que preparem as refeições necessárias para aquele determinado dia de passeio e cada um leva o seu pack lunch.
Da mesma maneira que incentivam o hábito saudável de leitura, incentivam muito também o hábito da boa alimentação, oferecendo sempre opções saudáveis para que as crianças desde bem pequenas tenham a condição de experimentar diferentes tipos de comidas e a desenvolverem o paladar para o alimento de verdade, rico em nutrientes, e não os alimentos industrializados ou o excesso de açúcar que nada faz bem.
De fato, na Inglaterra, as escolas enxergam as crianças como o futuro da nação e não medem esforços para que o bom exemplo seja sempre a melhor forma de ensinar!
Gostaram da série sobre escolas na Inglaterra? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.
E caso não tenha acompanhado toda a nossa série sobre as escolas na Inglaterra, leia nosso primeiro texto CLICANDO AQUI
Imagem Google
Tags:
#escolas britanicas #escolas na inglaterra