Blog
Europeus com mais de 5 anos na Inglaterra e residência permanente ainda terão direito ao student finance em 2021
Após o episódio conhecido como Brexit, no qual o Reino Unido se apartou definitivamente da União Europeia, muitas mudanças começaram a acontecer para os cidadãos europeus que vivem ou pretendem viver no Reino Unido, principalmente na Inglaterra.
Uma dessas mudanças é que cidadão europeus não terão mais acesso ao financiamento estudantil que custeava a anuidade e cursos de graduação em universidades britânicas.
O anúncio foi feito em maio deste ano e teve um grande impacto sobre aqueles que estudam ou pretendiam estudar no Reino Unido.
Saiba mais sobre o assunto neste artigo!
Brexit: A saída da Inglaterra da União Europeia
Embora a decisão do Reino Unido de sair da EU tenha sido tomada em 23 de Junho de 2016, em um referendo votado na data citada, como seriam as relações de negócio entre ambas as partes ainda estavam sendo definidas desde então.
A decisão teve um forte impacto e gerou preocupação para imigrantes (sejam cidadãos europeus ou não) que vivem, trabalham e estudam em países do Reino Unido, principalmente na Inglaterra. Uma vez que, imigrantes com o passaporte europeu possuíam direitos dentro dos países do Reino Unido, como o direito de morar, trabalhar e estudar legalmente.
Quem serão os mais afetados pela saída do Reino Unido da UE?
Novas mudanças nas políticas de imigração estão sendo estabelecidas até Janeiro de 2021, que, inclusive, é quando termina a livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
Os mais afetados por essas novas políticas serão os europeus, inclusive os cidadãos com dupla cidadania – que é o caso de muitos brasileiros que vivem e trabalham, atualmente, no Reino Unido sem precisar de um visto de trabalho.
Os estudantes também serão os maiores afetados, já que muitos cidadãos europeus estudam, ou pretendem estudar em universidades britânicas.
O que acontecerá com os estudantes?
Os cidadãos europeus, antes das políticas mais rígidas de imigração que estão sendo adotadas, poderiam estudar em instituições de ensino superior em qualquer país do Reino Unido, e, até, receber financiamentos estudantis para auxiliar nos estudos.
Porém, com as novas mudanças, essas vantagens serão extintas. Inclusive, os estudantes europeus perderão seus status de ‘home students’ e passarão a pagar valores diferentes dos estudantes britânicos. A tendência é que o valor dos cursos de graduação e pós-graduação aumentem consideravelmente.
A boa notícia é que o Reino Unido mostrou interesse em continuar participando de programas de bolsas para estudantes europeus com incentivo aos estudos acadêmicos.
Como é o caso do programa “Erasmus”, que é um dos principais programas de ajuda de custos e bolsas para estudantes que desejam iniciar ou completar seu ensino superior no Reino Unido.
Porém, essa ainda é uma questão pendente nas negociações de futuros vínculos entre a EU e o Reino Unido.
Estudantes europeus ainda terão direito ao student finance em 2021
A grande notícia, divulgada em Maio deste ano, é que cidadãos europeus ainda terão direito ao financiamento estudantil até Janeiro de 2021.
Ou seja, os estudantes que irão começar o curso este ano ou em Janeiro de 2021 poderão receber o student finance até o final de suas graduações e terão seus status de ‘home students’ mantidos.
Vale lembrar que a maioria dos cursos no Reino Unido começa entre setembro e outro deste ano, portanto ainda dá tempo de se candidatar.
O que é o Student Finance o que ele cobre?
O student finance é um empréstimo que cobre o pagamento das anuidades dos cursos de graduação. O valor cobre o valor total do curso (que tem uma duração média de 3 anos) é pago diretamente para as universidades.
O pagamento do financiamento por parte do estudante começa a ser feito após a graduação, quando a pessoa passar a ganhar mais de £26,575 ao ano, em parcelas mensais e proporcionais ao salário.
Brasileiros com dupla cidadania têm direito ao Financiamento Estudantil?
Se o brasileiro com a dupla cidadania tiver residido em um país da EU por um período de pelo menos 3 anos antes do primeiro dia do curso, sim.
Caso você esteja no Reino Unido antes desse tempo, é provável que você precise pagar o valor de um estudante internacional.
Se você tem um sonho de fazer uma graduação no Reino Unido, entre em contato com a EUNetwork, uma empresa especializada neste processo de ingresso em uma faculdade. Basta clicar no link a seguir e falar pelo WhatsApp: Falar com EUNetwork
Tags: