fbpx

Blog

Guia Definitivo sobre o CBT

Para quem deseja pilotar uma motocicleta em Londres ou em qualquer local do Reino Unido é preciso ter conhecimento sobre as regras de trânsito e CBT. No entanto, a diferença não é somente o fato de pilotar do lado direito. Ou seja, existe a questão legal para obter a carteira de habilitação.

Neste processo é preciso frequentar uma auto escola, fazer os testes teóricos e práticos, além de dirigir. Entretanto, se você apresenta uma carteira de habilitação do Brasil, é permitido dirigir com este documento por 12 meses (normalmente apenas para fins de turismo, sociais ou diplomáticos). Depois de um ano é preciso adquirir sua carteira de habilitação Britânica.

Em meio a tantas questões para saber como validar sua carteira e compreender as regras britânicas para dirigir moto e fazer o CBT, acompanhe as informações a seguir.

Carteira de Habilitação

Como informado acima a carteira de motorista brasileira tem uma validade de 12 meses (normalmente apenas para fins de turismo, sociais ou diplomáticos). Para quem for ficar mais de um ano no país (e ou exercer funções remuneradas ou conectadas com trabalho) precisa solicitar uma carteira britânica provisória.

No entanto, os visitantes não podem solicitar este documento, neste caso, a carteira provisória é válida somente para quem estiver no país como residente.

Carteira de Habilitação Provisória

Para ter sua carteira de habilitação definitiva é preciso solicitar a carteira de habilitação provisória (Provisional Driving Licence).

O documento pode ser pedido desde que o cidadão apresente seis meses de residência legal no Reino Unido, com visto de estudante, visto de residência ou com passaporte e ou identidade de cidadãos da Comunidade Européia.

Para dar entrada a carteira de habilitação provisória, basta ir até o Post-Office local ou a um posto do DVLA (Driver and Vehicle Licensing Agency). Lhe aconselhamos já ir à estes órgãos com o formulário D1 preenchido (entre aqui).

Será pedido os documentos para comprovação de identidade, assim como sua permissão de residência no Reino Unido (consulte todos aqui). Além da sua prova de identidade (com passaporte original ou cópia oficial) é preciso de uma fotografia.

Caso o passaporte não for de alguma Comunidade Europeia, a foto precisa ter assinatura de alguma pessoa que o “motorista” conheça a pelo menos dois anos, além de ter um endereço permanente no Reino Unido. Inclusive esta pessoa precisa preencher esta seção do formulário, lembrando que parentes ou alguém do mesmo endereço não são válidos.

Para completar é preciso efetuar o pagamento da taxa de £43. Esta carteira provisória demora cerca de três semanas para ficar pronta. Através do documento o cidadão vai ter uma permissão para dirigir carros desde que esteja acompanhado por maior de 21 anos e que possua carteira de motorista há 3 anos.

Ainda é permitido dirigir motos de até 125cc (sem passageiro), mas é preciso fazer um curso de 1 dia de duração, o CBT (Compulsory Basic Training, entenda mais abaixo) com valor na média de £130 (total).

Com a carteira provisória não é possível dirigir em auto-estradas, além disso, a placa do carro ou moto vem com uma sinalização “L” que significa Learner (Aprendiz em Português). Por fim, ao ter a carteira provisória é possível começar o processo para retirar a carteira definitiva.

Como tirar carteira de moto em Londres

Antes de seguir com o teste para saber como tirar carteira de moto em Londres é necessário efetuar o pedido da carteira provisória, como informado. Logo ao ter finalizado esta etapa veja a seguir como iniciar o curso.

O que é CBT

O Treinamento Básico Obrigatório (Compulsory Basic Training em inglês, sigla: CBT) é o curso específico para que o cidadão receba o treinamento profissional para dirigir uma moto ou ciclomotor. É um curso de indução ao sistema de trânsito Britânico (tais como leis, regras, parâmetros de segurança, direção defensiva, etc.) para quem já tem experiência com motociclismo em outros países ou um curso de aprendizado para quem não tem tanta experiência assim.

Com validade de dois anos os instrutores têm como objetivo orientar os “futuros motoristas” sobre as leis para garantir uma direção segura.

Durante o ensino o aluno vai receber apoio sobre como tirar carteira de habilitação profissional de motocicleta em Londres. Logo vai ser passado orientações da forma de pilotagem, segurança no trânsito, requisitos da licença e também sobre o que é considerado condução segura no Reino Unido.

Requisitos para fazer o CBT

Geralmente o curso do CBT demora uma média de 4 a 8 horas. Entretanto, o aluno pode completar o curso em um dia, porém, todo processo tem como base a segurança. Ou seja, caso o candidato não conseguir finalizar pode retornar outro dia, conforme exigência da DVSA.

Sendo assim, o CBT é um curso obrigatório para a segurança dos pilotos iniciantes. Para iniciar o curso é necessário que o candidato:

  • O CBT deve ser feito para os candidatos que desejam dirigir um ciclomotor (veículo de duas rodas com mais de 50 cc de velocidade);

  • Deseja dirigir uma motocicleta/scooter de cilindradas.

Além disso, somente é possível conduzir o seu ciclomotor ou motocicleta desde que você tenha o CBT. O motorista que for pego dirigindo sem o documento pode ser multado em £1.000 e ter 6 pontos de penalidade quando não apresentar o certificado válido.

Nota: para quem tirou a Carteira de Habilitação Profissional Britânica de carro antes do dia 1 fevereiro de 2001 não é necessário fazer o CBT para dirigir um ciclomotor de até 50 cilindradas.

Idade mínima

A idade estipulada é:

  • 16 anos para dirigir um ciclomotor de até 50cc (com marchas ou automático);

  • 17 anos ou mais para dirigir uma motocicleta, ou scooter de até 125cc (com marchas ou automática).

Etapas para tirar carteira de moto em Londres

A Universal Motorcycle Training é uma auto escola que oferece o curso para quem deseja tirar carteira de moto em Londres.

Deste modo, a unidade durante o curso do CBT vai ensinar sobre a parte teórica e também a parte prática. Lembrando que apenas os instrutores certificados pela Agência do Departamento de Transportes Britânico (DVSA, sigla em inglês) irão ensinar o CBT, assim como um Corpo de Treinamento Aprovado (ATB, sigla em inglês).

Teste Teórico

É recomendado que o “novo motorista” tenha em mãos o Código de Trânsito Britânico ou o Kit do Livro Teórico com o Código para estudo.

Para fazer o teste é necessário que este seja agendado em uma posto de DVLA e custa uma média de £23, porém, o valor pode sofrer alterações conforme escola.

O teste apresenta 50 questões de múltipla escolha, com algumas questões de percepção visual e as leis de trânsito locais.

Lembrando que para o aluno estar preparado para o exame é recomendado adquirir o DVD (da Driver and Vehicle Standards Agency) ou realizar um curso online.

A prova pode ser agendada em três dias úteis e o resultado sai em uma hora.

Teste Prático

O teste prático ocorre em duas etapas, o primeiro com a pilotagem off-road. Este abrange os itens básicos da moto, como controle, paradas , etc.

O seguinte é um teste voltado para pilotar na estrada. O seu objetivo é orientar sobre segurança, estrada e a pilotagem.

Para efetuar o teste é necessário:

  • O participante deve estar vestido com roupa adequada para o teste. Portanto, é indicado que esteja vestindo uma calça, jaqueta, além de um calçado adequado, assim como luvas e capacetes;

  • Caso você não apresente o equipamento a empresa irá fornecer todos os itens necessários;

Em exemplo, a Universal Motorcycle Training tem preços para os testes a partir de £99 para todos os cursos, também oferece os equipamentos, até mesmo seguro e o aluguel da moto ou scooter.

Toda unidade da Universal Motorcycle Training é autorizada e regulamentada pelo Departamento de Transportes Britânico (DVSA), além do credenciamento pela Associação da Indústria de Motociclismo (MCIA) com padrão “Ouro”. Os seus instrutores também são associados à RoSPA (Sociedade Real para Prevenção de Acidentes).

Por fim, ao ser definida a auto escola é feito o exame e se o aluno for aprovado irá receber o certificado “DL 196” e pode dirigir sua moto ou ciclomotor de até 125 cc em estradas com placas L. Lembrando que o tempo máximo do exame teórico e teste prático são de dois anos. Caso isto não ocorre vai ser necessário iniciar novamente o CBT.

Tags:

#cbt #como tirar a carteira de moto em londres #dirigir moto em londres #motoboy em londres #pilotar moto em londres
Recomendado por nós

Empresas e serviços