O que é o Foundation Year?

O foundation year é o “ano zero” dos cursos britânicos de graduação. Eles são projetados para ajudar os alunos a desenvolver habilidades e conhecimentos para a faculdade.

Em boa parte dos casos, o foundation year é integrado ao curso que o aluno escolheu. Após completarem o “ano zero”, os alunos devem começar sua graduação pelo 1º semestre.

Para entender o que é o foundation year, leia este texto e conheça um pouco melhor esse tema.

Não se esqueça também de entrar em contato com a assessoria profissional da Eu Network, para ter informações exclusivas e auxílio para estudar na Inglaterra. Para conhecer melhor o trabalho dessa empresa e aproveitar o melhor de Londres, você pode ligar ou enviar uma mensagem para os números de telefone: +44 7786 461933 (WhatsApp) ou +44 7450 256683.

Importância do foundation year

Os foundation years têm um papel importante na adaptação de estudantes estrangeiros que vêm ao Reino Unido. Estudar no exterior pode abrir várias oportunidades, contudo, é uma experiência muito difícil, mesmo para os mais corajosos.

Ao passar pelo foundation year, o estudante poderá melhorar o seu inglês, o que lhe ajudará bastante na comunicação do dia a dia. Com isso, a vida dele ficará bem mais simples quando ele iniciar a faculdade.

Além disso, o foundation year ajuda o estudante a fazer novas amizades, pois esse período será uma espécie de adaptação ao novo país. Por exemplo, os cursos desse “ano zero” ensinam as tradições culturais daquela nação, sem a pressão natural de um curso de graduação.

Motivos para fazer um foundation year

Além de facilitar a adaptação a um novo país, existem outros motivos para fazer um foundation year:

  • O conhecimento do aluno pode não ser bom o suficiente para um curso universitário internacional. Se ensino médio dele foi fraco, um foundation year o ajudará se igualar aos outros alunos. Com isso, ele poderá ter um bom desempenho em suas aulas;
  • A faculdade escolhida pelo aluno pode achar que ele não tem conhecimento suficiente para se matricular. Nesse caso, o foundation year deixará o conhecimento dele mais próximo ao nível britânico;
  • O foundation year possui cursos que preparam o aluno para continuar seus estudos numa universidade. Com isso, ele terá conhecimentos para ingressar em uma grande instituição como a Sussex.

Geralmente, as universidades britânicas mostram uma lista com os requisitos exigidos para estudar no país. Isso permite que o aluno compare as exigências de um determinado curso com e sem o foundation year.

Onde cursar o foundation year?

Normalmente, o “ano zero” é feito na universidade em que o aluno pretende se formar. Portanto, é preciso se inscrever em um curso que tenha essa etapa. Em alguns casos, os cursos já mostram logo de cara que possuem essa fase.

Por exemplo, alguns cursos de engenharia se chamam “Engineering with Foundation Year”. Por outro lado, talvez o aluno tenha que cursar o foundation year numa faculdade e, após sua conclusão, fazer a graduação em outra instituição britânica.

Exigências do foundation year

Os requisitos e os materiais solicitados em cada processo seletivo costumam variar de uma faculdade para outra. Contudo, as exigências para alunos de intercâmbio sempre incluem os itens abaixo:

  • Pontuação mínima de 5.5 no International English Language Testing System (IELTS);
  • Diploma e certificado do Ensino Médio;
  • Carta de recomendação de um professor do Ensino Médio;
  • Personal statement (redação de admissão);
  • Cópia digitalizada do visto de estudante e do passaporte.

Com relação ao nível de inglês, dependendo do curso e da instituição escolhida, o aluno poderá fazer um teste interno na EU Network. Isso evitará que ele passe pelo IELTS, já que essa empresa avaliará o inglês daquele aluno antes dele viajar.

Preço do foundation year

Algumas universidades incluem o preço do foundation year no curso de graduação. Nesse caso, o estudante deve se programar para pagar um ano a mais em seu curso. Contudo, algumas universidades cobram taxas mais baratas para o “ano zero”.

Nas universidades do Reino Unido, os cursos são pagos anualmente e não em mensalidades como no Brasil. Por conta disso, é muito importante se programar e reservar uma boa quantia em dinheiro.

Estude com a EU Network

Para conseguir uma boa oportunidade de intercâmbio, é preciso se preparar adequadamente. A melhor forma de fazer isso é recebendo uma boa mentoria educacional, pois isso ajudará o aluno a entender melhor o que é um intercâmbio.

É nesse momento que surge a EU Network. Como essa empresa possui profissionais muito qualificados, ela ajudou vários alunos a participarem de intercâmbios no Reino Unido. Com o auxílio da EU Network, o caminho para fazer um intercâmbio se torna menos complicado.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado, para mais informações lembre-se que pode entrar em contato com a equipe da Eu Network para obter mais informações e contatar assessoria profissional para aproveitar o melhor de Londres, através dos números de telefone: +44 7786 461933 (WhatsApp) ou +44 7450 256683.

Receba o eBook "Como conseguir o Emprego dos Sonhos em Londres" além de Vagas de Emprego, Promoções e Vantagens!

Faça parte da Nossa Lista VIP e Receba tudo em primeira mão.

Obrigado por se inscrever, aguarde novidades!