fbpx

Blog

TOP 5 Museus Gratuitos em Londres

Fala galera, estou de volta mais uma vez por aqui para mostrar para vocês a minha lista de TOP 5 museus gratuitos em Londres
Todo mundo que mora ou já visitou o Reino Unido sabe que os museus são parte importante da cultura britânica, e claro que seria em Londres a maior concentração deles. 
Londres possui cerca de 170 museus, e o mais antigo deles que ainda está em pleno funcionamento abriu para visitação pública (mas nem tanto já que somente as pessoas da alta sociedade tinham o direito e as condições de visitarem o museu) em 1660 dentro da White Tower, uma das torres principais da Tower of London, o Royal Armories Museum (museus das armaduras reais) traz peças datadas de 1592, este museu tem entrada gratuita, porém para entrar na Tower of London, você precisa de ingresso (deem uma olhada na minha lista de castelos que tem mais informações de como entrar na Tower of London), mas este é só um museu bônus na minha lista que provavelmente vai trazer os mais famosos e visitados museus de Londres, isso não significa que sejam menos fascinantes e claro que eu não vá depois prepara uma lista dos mais inusitados e diferentões, mas antes você precisa conhecer esses 5 museus que vou listar aqui hoje. 

1.British Museum – Museu Britânico


By Ham – Own work, CC BY-SA 3.0.

Este é considerado o maior e mais visitado museu de Londres, também pode ser considerado o mais valiosos se levarmos em consideração as peças milenares que estão por lá, posso dizer que é impossível visitar todas as áreas do museu em apenas uma visita, já que o museus possui uma área superior a 92.000,00 m2, o museu foi criado em 1753 é considerado o primeiro museu nacional público do mundo, sua coleção teve início graças ao Cientista e Físico Irlandês Hans Sloane que vendeu suas peças colecionadas ao longo de anos para a criação do museu, ao longo do tempo o museu foi ficando tão grande e importante que por mais de 30 anos o mesmo tinha sua própria estação de metrô, com o passar dos anos o museu precisou se dividir em 3, surgindo assim o Natural History e a British Library para que pudessem organizar todas as peças enviadas de todos os cantos do planeta. 
Hoje em dia a admissão do museu é gratuita para as exposições fixas, já as exposições temporárias e ou especiais são cobradas à parte, os tickets para essas exposições, podem ser comprados diretamente no museu ou online no website oficial deles www.britishmuseum.org . O museu funciona diariamente das 10h às 17h30 sendo que as sextas- feiras o museu fecha às 20h30. A forma mais fácil de chegar lá e de metrô, já que o museu fica no centro de Londres, a estação mais próxima e a estação de Holborn, mas você também pode ir andando de Tottenham Court Road, Goodge St, Russel Square e até mesmo Oxford St. o que importa e você não deixar de conhecer esse museu incrível, vá com tempo e claro com um calçado bem confortável, pois você irá andar muito por entre séculos de historia. 

2.Natural History Museum – Museu de História Natural


Como já sabemos o Natural History museum, nasceu como uma repartição do British Museum em 1881, mas hoje o museu conta com uma coleção com mais de 80 milhões de itens distribuídos em 5 diferentes coleções  sendo elas, botânica (estudo das plantas), entomologia (estudo dos insetos), mineralogia (estudo dos minerais), paleontologia (estudos dos aspectos da vida na terra através de fósseis milenares) e zoologia (estudo do reino animal). E neste museu que você poderá ver a famosa ossada da baleia azul situada no meio do salão principal do museu, e nele também que você poderá ver a réplica de um t-rex em tamanho real, assim como partes originais da primeira ossada de um t-Rex já encontrada. 
No museu você encontrará de tudo desde formigas e baratas milenares até as mais recentes e modernas descobertas das áreas abrangidas pelo museu. Sem falar e claro na arquitetura do prédio, que e uma atração a parte não só para os amantes de arquitetura. Assim como o British Museum, eu diria que é impossível conhecer todas as salas do museu em apenas um dia, então se você tem pouco tempo, a minha dica de ouro e antes de ir, visite o site do museu www.nhm.ac.uk  e faca um plano das áreas que tem mais vontade de conhecer, no website você pode baixar o mapa do museu, assim ficará mais fácil de visitar todas as partes que te interessam mais. 
O Museu também promove ao longo do ano além das exposições temporárias, uma série de festas no saguão principal do museu, conhecidas como Silent Disco (festas onde toda a música e tocada através de headphones individuais onde a pessoa escolhe uma das atrações que estará tocando para ouvir particularmente), essas festas tem os tickets vendidos com antecedência no site do museu. O museu fica na região de South Kensington, e tem fácil acesso através das estações de South Kensington, Gloucester Road ou Knightsbridge, a entrada para as exposições fixas também é gratuita. 

3.Victoria and Albert Museum


O Victoria & Albert e sem dúvidas meu museu preferido em Londres, o museu e maior do mundo quando o assunto e artes decorativas e design com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos e o mais importante de tudo, o museu e considerado como uma prova do trabalho realizado pela Rainha Vitória e o príncipe Albert e seu compromisso em trazer Londres XIX para a era moderna. O museu foi inaugurado em 1857 sob o nome de Museu das manufaturas, e foi expandido e renomeado com o nome da monarca em 1899, com a presença da Rainha Victoria colocando a última pedra da fundação, no que se diz ter sido sua última aparição pública antes de sua morte em 1901.
Hoje o museu apresenta uma gama incomparável de cerâmicas, vidros, têxteis, pratarias, joias, móveis, esculturas, abrangendo toda a história desde a antiguidade até os dias modernos, dentre as exposições permanentes você poderá ver réplicas em tamanho real de obras dos mais importantes artistas da história como Davi de Michelangelo, os portões de Santiago, colunas entalhadas da Roma antiga, além do tapete mais antigo do mundo, uma coleção impressionante de vestidos e  roupas usadas por figuras notáveis, além de joias dos reis e rainhas da época, até joias usadas pela Queen B (Beyoncé).
O museu abre diariamente das 10h às 17h45 e as sextas-feiras o horário é estendido até as 22hs. Quando for visitar o museu, não deixe de tomar um café ou até mesmo almoçar por lá, dentro de uma das salas de chá mais lindas e opulentas que já tive o prazer de visitar, vale cada Betinha gasta. Assim como a maioria dos museus de Londres a entrada é gratuita, excluindo as exposições temporárias, e para chegar lá estação mais próxima e South Kensington, ( va por dentro da estação, pelo túnel subterrâneo seguindo as placas de direção do museu, e chegará lá bem facinho. Se quiser dar uma breve conferida no museu antes de ir até lá, tem um destaque no meu Instagram @caicaraspelomundo mostrando um pouco dele. 

4.National Galery – Galeria Nacional

By Diego Delso, CC BY-SA 4.0

A Galeria Nacional, foi fundada em 1824 e conta com uma coleção artística de mais de 2.300 obras datadas de meados do século 13 até 1900, o que a maioria das pessoas não sabe é que a galeria é uma instituição de caridade além de um órgão público ligado ao departamento de Digital, Cultura, mídias e esporte, e sua coleção pertence ao governo britânico em nome dos cidadãos britânicos, e vem sendo comprada ou recebendo doações desde 1824 quando as primeiras 38 obras foram compradas para dar início a galeria. A galeria nacional está entre os museus mais visitados do mundo atrás apenas do Louvre (Paris) do British Museum (Londres) e do Museu Metropolitano de Arte (Nova Iorque). Hoje o prédio onde encontra-se a galeria e a terceira versão do mesmo que foi criada em 1832, e somente a fachada continua intacta desde então, já que o prédio passou por diversas expansões ao longo das décadas. 
A galeria conta com um acervo rico em obras famosas e extrema relevância para a história das artes, na galeria você poderá ver quadros assinados pelos mais famosos pintores da história em diferentes épocas das suas vidas. 
Não se surpreenda ao encontrar grupos escolares de todas as idades, sentados na frente das obras tentando reproduzi-las. 
Você pode fazer o tour conta própria, seguindo seus artistas preferidos pelo mapa, ou você pode comprar um áudio guia na recepção principal do museu, que te irá te guiar pelas obras, com muita informação por apenas 5 Libras. 
A entrada na galeria é gratuita, excluindo as exposições especiais que ocorrem durante o ano, a mesma funciona diariamente das 10h às 18h, tendo seu horário estendido às sextas feiras até as 21hs.
A galeria fica no coração da cidade de Londres na Trafalgar Square, sendo Charing Cross a estação de metrô mais próxima. 

5.Tate Modern


Não menos importante o último museu da minha lista e o Tate Modern, museu que podemos dizer que é complementar a National Gallery, uma vez que nele estão as obras do mundo moderno de 1900 a hoje, nele você encontra não apenas pinturas, mas todo tipo de arte moderna e contemporânea. 
O museu fica do lado Sul do rio Tâmisa, em uma antiga estação de energia desativada, o prédio é datado de 1947, mas tornou se museu apenas nos anos 2000 sendo um dos museus mais novos de Londres.
As coleções permanentes do Tate Modern, consistem em obras de arte moderna e contemporânea internacional de 1900 até hoje. Muitas exposições apresentam o uso da tecnologia nas artes, graças a estrutura do prédio, o Tate também comporta exposições com obras absurdamente grandes que não teriam espaço físico em outros museus. 
O museu também tem sua entrada gratuita para a maior parte das exposições, o museu funciona diariamente das 10hs às 18hs de domingo a quinta, e das 10hs às 22hs às sextas e sábados, para chegar lá, as estações mais próximas são Pimlico e Vauxhall com a Victoria Line. 

Bônus: Menção honrosa a British Library (Biblioteca Britânica)


 
Além de ser um super museu,  a British Library é considerada a maior biblioteca em quantidade de exemplares do mundo, com cerca de 200 milhões de exemplares de diferentes partes do mundo, em diversos formatos impressos e ou online como, livros, manuscritos, periódicos, jornais, revistas, gravações de som e musica, vídeos, roteiros, patentes, mapas, gravuras, carimbos, desenhos. Você pode encontrar por la manuscritos e itens históricos que datam de 2000ac. 
Como já falei aqui anteriormente, a biblioteca britânica fazia parte das instalações do museu britânico ate 1973, porem continuou a usar o espaço físico do museu ate 1997, hoje a biblioteca ocupa um prédio construído especialmente para ela em St, Pancras, bem pertinho da estação, que guarda obras doadas das bibliotecas pessoais de Reis e Rainhas, estas obras podem ser vistas na área conhecida como Kings Library (Biblioteca do Rei), composta principalmente pela coleção de mais de 65mil exemplares colecionados pelo Rei George III entre 1760 e 1820, a arquitetura do prédio também e um chamariz a mais para você ira fazer uma visita. 
A biblioteca funciona diariamente das 9h30 as 20h de segunda a quinta, das 9h30 as 18h as sextas-feiras, das 9h30 as 17h aos sábados e das 11h as 17h aos domingos. Lembre-se que caso queira pegar um livro para ler na sala de leituras, você precisara fazer um requerimento na chegada, dentro do prédio também tem cafés e restaurantes, antes de irem confirmem os horários de funcionamento dos mesmo no site www.bl.uk 
 
Espero que vocês tenham gostado dessa minha pequena seleção de museus que você não pode ficar sem conhecer, aproveite o clima mais gelado e os dias de chuva para riscar esses museus da sua lista de must visit list (lista de precisa visitar). 
Por: Camila Camaño
Siga no Instagram: @caicaraspelomundo

Tags:

#dicas de turismo em londres #museus em londres #top5 museus em londres #turismo em londres
Recomendado por nós

Empresas e serviços